Vocês sabem que tenho um filho, o Thiago, e que ele ficou esse segundo semestre de 2011 em Manaus, com um intercâmbio da faculdade.
Preocupada com a floresta, os insetos , a epidemia de malária, resolvi levá-lo ao ambulatório dos viajantes no Hospital Emilio Ribas.
Facílimo de agendar horário. Muito solícitos, tanto os médicos como os profissionais de enfermagem.
Além da orientação sobre as vacinas necessárias, ainda há um explicação sobre doenças outras e dos cuidados que deveria tomar. Ressaltam a importância da Doença de Chagas, orientando para não comer açaí, palmito em populações ribeirinhas, onde o mosquito “Barbeiro” é comum.
A doutora que nos atendeu ainda falou da Malária, uma doença grave para a qual não existe vacina podendo levar ao óbito. No Amazonas é epidêmica.
A melhor forma de evitar a Malária é com uso de repelente, sempre.
Estou falando do Amazonas, mas para qualquer viagem, esta consulta no Emilio Ribas é fundamental.
No caso do Amazonas vacinamo-nos, afinal eu fui em outubro atrás do filho: Febre amarela, Hepatite A, Meningocócica C. As ouras vacinas, em especial MMR (Sarampo, caxumba e rubéola ) e dupla adulto (Tétano e Difteria) estavam em dia. Ufa! escapei de um puxão de orelha.
Para marcar consulta:
Núcleo de Medicina do Viajante do Hospital Emílio Ribas
- Atendimento de segunda a sexta-feira, das 12:30h às 15h
- Deve ser agendado através do (11) 3896-1366.
- O hospital Emílio Ribas fica na Avenida Dr. Arnaldo, 165 – São Paulo – SP.
Cento de Imunizações Hospital da Clínicas
- Através do fone: (0xx11) 3069-6392
- Local: Prédio dos Ambulatórios: Av. Dr Enéas de Carvalho Aguiar, Cerqueira César – São Paulo – capital
Centro de Informação em Saúde para Viajantes – Cives
Tem como objetivo a prevenção de doenças em viajantes, através do atendimento individual e de consultoria para empresas e instituições. O atendimento no Cives é realizado através de consultas médicas individuais, exclusivamente com horário previamente agendado por e-mail. O agendamento de consultas é individual e deve ser feito com a maior antecedência possível, sendo recomendável um mínimo de trinta dias antes da data prevista para a viagem. O Cives não agenda “aplicações de vacinas”, não faz atendimentos de “urgência” nem “distribui” medicamentos.
Para agendar uma consulta, envie um e-mail para [email protected], informando:
- Nome completo
- Telefone para contato
- Cidade e Estado de origem
- Data e destino da viagem