Foto de Valeria Zoncoll na Unsplash

                                       

  Nossa que calor! Posso passear com meu bebê ao sol ??Aquele famoso passeio ao sol que as avós adoram levar os netinhos, que na verdade é uma desculpa para mostrar para a vizinhança como seu netinho é lindo.
Não sou eu quem vai falar para uma avó não exibir e passear com seu netinho, mas devemos tomar alguns cuidados .
A pele do bebê é muito sensível queima e avermelha muito fácil.
Bebê tem maior proporção de agua no corpo, então, desidrata mais facilmente.  O primeiro sintoma da desidratação é irritabilidade.
Então, vai passear com seu netinho ?
=>- Roupas e chapeuzinho com filtro solar no tecido são uma boa opção.
==>  Horário entre 10:00 e 16:00 horas não é aconselhável.
==> Filtro solar de barreira, aquele que deixa a pele com uma camada branca, a partir        dos 6  meses de vida, não aconselha-se em spray.
==> Soro nasal para diminuir sangramentos, tempo muito seco e muito quente, a baixa umidade resseca mucosas.
==>Em crianças manter sempre hidratação abundante e nos bebê s manter leite         materno em livre demanda leite materno tem a quantidade de agua necessária
=> Passeando no carrinho, vire o bebê para você. Não esqueça de proteger os olhinhos.  Uso de óculos de sol com lentes adequadas.
Uma ocasião, estando em Natal,  observei que as crianças do ensino fundamental estavam com óculos de sol. Essa iniciativa faz parte de um programa da prefeitura. O fornecimento de óculos de sol, tem como objetivo a prevenção da catarata, é mais barato prevenir.
A fotoproteção deve ser levada muito a sério pelos pais e pelo pediatra. Seus efeitos são cumulativos, 75% da exposição solar acumulada durante a vida ocorre até os 20 anos de idade.
Segundo o INCA, no Brasil , estima-se 180 mil casos novos de câncer de pele ao ano. Prevenção começa cedo.
O sol é importante para ativar vitamina D, mas sempre com cautela. A vitamina D é responsável pelo crescimento ósseo, é ativada pelos raios de sol, mas poderá ser suplementada se a saída ao sol tiver algum impedimento
Dúvidas frequentes das famílias:
– Meu bebê já tomou as primeiras vacinas (aos 2 meses) posso viajar para praia?
Vamos falar sobre vacinas, mas rapidamente, se a questão é imunidade, o bebê não fica imune com essa primeira dose.
Voltando ao assunto sol, converso com as mamães e pergunto:
– Qual estrutura para viajar??
Melhor se a viagem for curta. O bebê, que obrigatoriamente vai na cadeirinha de transporte, virada para trás, tem um limite de tolerância ou
A viagem é curta, é um local que permite acomodar bem o bebê, é casa da família, pode ser. Mas sempre, o bebê sai da praia antes das 10: 00 horas. Ficar sob um guarda sol na areia, também queima, a areia reflete raios solares.
Sair da praia e ficar dentro do carro, nem pensar!!! É extremamente perigoso pelo local ficar demais abafado, chega a 60º dentro do carro.
Falando em sol , fico aflita quando estou na rua e vejo, sob aquele sol escaldante das 12 horas, uma mãe com guarda sol carregando um bebê coberto por “uma mantinha de lã”. Fico imaginando o bebê transpirando, muito “molinho”.
Então, siga seus instintos, proteja seu bebê e lembre, o bebê não precisa mudar de ambiente e viajar. A família,  ainda mais se tem outros filhos  é importante passear, mas mantendo sempre  cautela.

 

 

Receba minhas dicas de saúde

Deixe seu email para receber as novidades do meu blog

You have Successfully Subscribed!