Nutrir um bebê é fornecer todas as substâncias necessárias para um crescimento físico adequados. Crianças amamentadas exclusivamente  com leite materno até o sexto mês de vida e que continuam a amamentação , mesmo após a introdução de alimentação complementar  até pelo menos os dois anos, têm 46% menos probabilidade de serem obesas.

E por que esse olhar tão intenso em relação a “Obesidade”?
Com a amamentação , o bebê aprende a saciedade , isto é, aprendem a comer o necessário e suficiente para um crescer saudável .

A obesidade é uma doença crônica, um problema muito sério de saúde pública no Brasil e no mundo.  O leite materno é responsável pelo fornecimento ao bebê de substâncias que inibem o efeito  de deposição de gorduras, portanto , a criança que amamenta tem menor peso se comparada a crianças alimentada com fórmulas infantis.Tem aquela “gordura durinha” , tão gostosa de apertar ….

O leite materno estimula a produção de substâncias que controlam a metabolização e depósito de gorduras, além de vários hormônios. Desta forma, controla o ganho de peso dos bebês, regulando a deposição de gorduras nos tecidos.

Mas não é bem o que eu tenho visto na prática: sou  uma pediatra  realizada, e tenho entre meus pacientes, orgulhosos pai e mãe que amamentam , afinal o papel do pai é fundamental para o sucesso da amamentação, e bebês que ganham até mais de um quilo ao mês  então, gordinhos ….

Falamos de pai, mãe e leite materno . O pediatra é muito importante para dar aos pais a orientação e segurança que necessitam neste momento em que , todas as vezes que o bebe chora, sempre é por fome !!! O apoio da família também é importante

A obesidade não se resume a ganhar ou perder peso , em ser gordinha ou magrinha. A Obesidade é responsável pelo aumento da glicemia  e hipertensão arterial mesmo em crianças pequenas . Já pensou como será esse futuro cidadão ?

É  um dos fatores de Bullying nas escolas.
Já maginou como será o futuro de uma criança hipertensa por obesidade ? Acho um mal começo de vida .

Imagem previamente publicada em www.wallstreetfitness.com.br

Receba minhas dicas de saúde

Deixe seu email para receber as novidades do meu blog

You have Successfully Subscribed!