A criança se desenvolve e começa a ganhar mais autonomia em seus movimentos, mas sem com isso, diminuir os riscos de acidentes. Pelo contrário, nesta fase a criança quer investigar e imitar tudo, mas não tem a noção do perigo.
Banho/afogamento
Os cuidados quanto ao banho da criança devem permanecer os mesmo do primeiro ano de vida. Mantenha-se sempre a uma distância que lhe permita controlar todos os movimentos do bebê. A atenção com tanques, piscinas, banheiros e poços de água devem ser redobrados. A criança não pode ser deixada sozinha nas proximidades de um destes lugares em circunstância alguma.
Asfixia
Os cuidados para deixar fora do alcance fios, cordões, sacos plásticos devem continuar. A tendência a imitar e curiosidade os levam a se esconder em armários ou em locais com pouca ventilação, além do fascínio pelo fogo que pode levar a intoxicação com a fumaça, isto exige uma atenção redobrada.
Queda
À medida em que aumentam as áreas de exploração da criança dentro e fora de casa, também aumentam os riscos de acidentes e quedas.
Nesta fase, surge o perigo das janelas e escadas, onde, por segurança, devem ser instaladas grades ou redes de proteção e atenção com as cadeiras próximas às janelas ou as que possam ser arrastadas.
Brinquedos/Objetos
Eles precisam resistir aos movimento da criança e devem ter um tamanho que não lhes permita serem engolidos.
Não devem ter cantos vivos ou pontas sendo confeccionados com substâncias atóxicas.
A criança já brinca com uma variedade muito maior de objetos. É importante ensinar-lhes sobre o perigo dos objetos cortantes, principalmente quando junto a outras crianças, e também sobre os riscos de se perseguir uma bola perdida na rua.
Armas como facões, canivetes ou revólveres e objetos como tesouras, agulhas, estiletes, ferramentas e tintas, devem ficar seguramente trancados.
Berço/cama
O berço deve ter grades altas, com intervalor peuqenos que não possibilite a criança enfiar a cabeça entre elas.
Ele ainda evita que a criança saia por conta própria, em momentos em que não está sendo monitorada, mas logos deverá ser trocado por cama infantil aberta.
Veículos motorizados
Não permita que a criança brinque em áreas onde possam transitar veículos.
É muito importante ensiná-la sobre o perigo do tráfego de veículos e de atravessas a rua sozinha (regras elementares de trânsito já podem ser ensinadas).
Ao transportar uma criança dentro de um automóvel, nunca colocá-la no banco da frente, mesmo no colo. Use sempre uma cadeirinha ou cinto de segurança.
Queimaduras
Além das tomadas, fios elétricos e aparelhos domésticos, começam a se tornar perigosos os fósforos, velas e isqueiros, devido ao fascínio que o fogo provoca nas crianças.
Representam grande perigo, também, aqueles produtos químicos e de limpeza que são facilmente inflamáveis.
Ingestão de produtos tóxicos
Existe um grande risco de intoxicação pela ingestão de produtos químicos, principalmente remédios, muitas vezes coloridos e com formas atraentes.
As consequências da ingestão acidental de um destes produtos pode ser fatal. Mantenha todos os remédios trancados em um mesmo armário, longe delas.
Mantenha também à distância os produtos de limpeza e os cosméticos.
em caso de ingestão acidental, procure imediatamente um médico.
Escada e portas
Para evitar acidentes em escadas, mantê-las cercadas, a criança já se locomove sozinha sem dificuldades, mas os degraus ainda representam uma empreitada difícil para ela.
As portas devem ser travadas, pois soltas representam perigo quando movimentadas rapidamente pela ação do vento ou de pessoas.