A Sociedade Brasileira de Pediatra durante o ano de 2010, promoveu o Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica. Este foi um curso itinerante que percorreu várias capitais , tal a importância do assunto.
Pediatras são responsáveis pelo acompanhamento de garotinhos e garotinhas em crescimento contínuo.
Esse curso teve como intensão um melhor controle e uniformização de dados .
E para que ? Tendo dados uniformizados conseguimos saber como andam nossas crianças e adolescentes. Não são só dados médicos: é a enfermagem nos postos de saúde, os pediatras em consultórios, os visitadores da Associação Saúde da Família, as orientadoras de escolas. São muitos números e relatórios anotados de forma dispersa e ai, o profissional seguinte que recebe a criança, tem dificuldade de obter anotações anteriores o que torna muito difícil o seguimento.
A carteira de saúde da criança distribuída nas Unidades Básicas de Saúde no momento da vacinação é um exemplo! Além da parte final para anotação de vacinas, ela possui várias informações relativas ao nascimento , peso , estatura , perímetro cefálico. Dados de adoecimento, e sua evolução. Orientações para os pais. Você já leu a de seu filho ?
Imaginando que em todas as consultas (com o pediatra, enfermagem , nutricionista, agente de saúde, etc) as anotações fossem feitas nesta carteira, seria muito mais fácil o seguimento e a avaliação mais precoce de desvios de crescimento, e consequentemente , seu tratamento. Viram a importância das anotações e de se manter o prontuário de uma criança em ordem ?
Esta caderneta é igual ou muito semelhante a de seu filho ….