O saber homeopático foi estruturado entre 1790 e 1829. Samuel Hanemann , médico, insatisfeito com a medicina praticada na época . Conhecida como “Alopatia”, tratava o paciente induzindo fenômenos diferentes.
As vésperas do século 19, o panorama médico era desta forma :
– Não existia relação entre o quadro clínico e a terapêutica preconizada.
– Cada médico ou grupo de médicos indicava um tipo de tratamento para a mesma doença ou então o mesmo tratamento para todas as doenças
– A avaliação dos resultados era falseada , absolutamente subjetva e despida de qualquer fundamento científico .
Quer um exemplo ? Paciente convulsionando , administrava-se sangria, que seria eficaz quando o doente ficasse quieto e com a “Cor da Porcelana da China “. Consegue imaginar quanto de sangue foi retirado deste paciente até que ele adquirisse essa palidez ?
Hahnemann então foi trabalhar como tradutor. Ao traduzir a obra As leituras da Matéria Médica de Cullen, Hahnemann leu a descrição dos efeitos da China officinalis ou Casca do Peru. Planta usada pelos indígenas para tratamento do paludismo ou malária.
Percebe então , que se um indivíduo saudável tomasse a quina , desenvolveria um quadro de intoxicação acidental e que este quadro seria semelhante a doença Malária . Isto dá origem ao primeiro enunciado do Princípio da Semelhança.
Hipócrates (Nascido na Ilha de Cós, 460 a.C. — 370 a.C), considerado o Pai da Medicina , afirmava ser possível o tratamento pelos semelhantes. Portanto , se a intoxicação pela China off produz o mesmos sintomas da doença Malária , existiria indicação de uso da “chinchona” para tratar a Malária” . Surge então desta forma , o tratamento pelo Principio da Semelhança.
Inicia-se então um segundo momento onde Hahnemann e seus seguidores , dedicaram-se a confirmar os sintomas da quinina e de outras substâncias.
Esse movimento marca então o inicio da estruturação da Homeopatia. A medicina passa a ter um caráter mais bem estruturado . Passa a exitir da parte de Hahnemann e seus seguidores :
– A observação
– Protocolos de experimentação
– Organização de dados
– Pesquisa aplicada
A Homeopatia trata do paciente como um todo. Não existe tratar cada órgão ou sintoma em separado : o paciente é seu próprio quadro clínico. Falamos muito com os pacientes o que nos aproxima e estreita laços .