Um pouco de história:

A vacinação é uma prática que teve seu início na China. Ao perceber que os sobreviventes de um ataque de varíola  não voltavam a adoecer , muitos povos tentaram reproduzir e  “produzir a doença de forma mais branda “. Já pensaram quantos morreram nessa tentativa ??

Os primeiros registros dessa técnica , chamada variolização , remontam aos chineses . Diversos povos da África e Ásia , usaram essa técnica, ainda que rudimentar ,  muito antes do que a Europa ou o  Ocidente .

As técnicas eram diversas: algodão com pó de crostas ou pus inserido  no nariz ou mucosas, vestir roupas de doentes, incrustradas em arranhões.

EDWARD JENNER, um médico inglês, observou que um número expressivo de pessoas mostrava-se imune à varíola. Todas eram ordenhadoras e tinham se contaminado com cowpox, a varíola do gado , caracterizada por formação de pústulas , mas que não causava a morte dos animais .  Após uma série de experiências, constatou que estes indivíduos mantinham-se refratários à varíola, mesmo quando inoculados com o vírus (!!?).
Em 14 de maio de 1796, Jenner inoculou James Phipps, um menino de 8 anos, com o pus retirado de uma pústula de Sarah Nelmes, uma ordenhadora que sofria de cowpox. Por  sete dias a criança teve sintomas como febre , delírios . após esse periodo se recuperou . Sendo inoculado com vírus da varíola , nada aconteceu

Esta foi  a base do princípio de vacinação,  fruto das observações de Edward Jenner em 1796.

No mesmo ano , SAMUEL HAHNEMANN, genial pai da Homeopatia ,  publicou sua pesquisa sobre os princípios dos medicamentos e desenvolveu sua abordagem terapêutica. Baseou sua  doutrina na lei da Semelhança, isto é, na equivalência entre sintomas e forma da doença. Quer saber mais ?

Lembram-se do famoso “passeio” na casa do amiguinho ou parente com varicela ou cachumba ? Da vacinação contra varíola feita por escarificação (raspando um vidro cilíndrico no braço esquerdo ) ?

Então, não somos tão moderninhos na técnica não é mesmo ?

http://www.ccms.saude.gov.br/revolta/pdf/M7.pdf

Receba minhas dicas de saúde

Deixe seu email para receber as novidades do meu blog

You have Successfully Subscribed!